O Hidroestimador
Hidroestimador é um método inteiramente automático que utiliza uma relação empírica exponencial entre a precipitação (estimada por radar) e a temperatura de brilho do topo das nuvens (extraídas do canal infravermelho do satélite GOES-12), gerando taxas de precipitação em tempo real. Através da tendência de temperatura da nuvem (e informações de textura) é utilizado um ajuste da área coberta pela precipitação. Variáveis como água precipitável, umidade relativa, orografia, paralax e um ajuste do nível de equilíbrio convectivo para eventos de topos quentes (Scofield 2001) são utilizadas para ajustar automaticamente a taxa de precipitação.
O Hidroestimador foi desenvolvido a fim de resolver problemas antes gerados pelo Auto-Estimador, que era o fato de utilizar uma curva de tendência de temperatura e não a informação de textura (assumindo precipitação zero para pixels na região de baixa variação espacial sob a posição que estão os cirrus). Assim o Hydroestimador utiliza diferentes discriminações para o c&aatilde;lculo de áreas de chuva e não chuva e novos ajustes para o efeito da umidade disponível.
O modelo de estimativa implementado é uma adaptação daquele utilizado pela NEDIS (Vicente et al. 1998 e 2001). Este modelo passou por várias modificações e para ser implementado operacionalmente na Divisão de Sistemas e Satélites Ambientais (DSA) foi inteiramente adaptado para as condições e estrutura da precipitação sobre a América do Sul (Vila, 2001).
Os produtos mostrados nesse site exibem a precipitação estimada na imagem GOES mais recente recebida pela DSA e a precipitação acumulada durante o período entre 12:00 horas do dia anterior e 12:00 horas do dia atual. A ausência de produtos em uma determinada hora ou em um determinado dia é consequência da falta de imagens GOES ou de dados de vento gerados pelo modelo do CPTEC.
Mais informações sobre o hidroestimador e o auto-estimador podem ser obtidas em:
Scofield, R. A., 1987: The NESDIS operational convective precipitation technique. Mon.Wea. Rev., 115,1773-1792.Scofield, R. A., 2001: Comments on "A quantitative assessment of the NESDIS Auto-Estimador." Wea. Forecasting., 16, 277-278.
O Hidroestimador Ajustado
Uma nova técnica para a estimativa de precipitação em tempo real baseado no algoritmo hidroestimador esta sendo aplicada a partir do dia 01/junho. Os novos valores de chuva são calibrados a partir de uma nova metodologia de ajuste de histograma utilizando os valores históricos estimados pelo sensor DPR (Dual Precipitation Radar) do satélite GPM como referencia.
Mais informações em:
Siqueira, R. A. D. and Vila, D., 2019: Hybrid methodology for precipitation estimation using Hydro-Estimator over Brazil. International Journal of Remote Sensing, 40(11), 4244-4263.
Redes Sociais